sábado, 15 de maio de 2010

Meu tema é o instante? meu tema de vida. - Clarice Lispector

    Meu tema é o instante? meu tema de vida. Procuro estar a par dele, divido-me milhares de vezes em tantas vezes quanto os instantes que decorrem, fragmentária que sou e precários os momentos - só me comprometo com vida que nasça com o tempo e com ele creça: só no tempo há espaço para mim.
    Escrevo-te toda inteira e sinto um sabor em ser e o sabor-a-ti é abstrato como o instante. É também com o corpo todo que pinto os meus quadros e na tela fixo o incorpóreo, eu corpo a corpo  comigo mesma. Não se compreende música: ouve-se. Ouve-me então com teu corpo inteiro. Quando vieres a me ler perguntarás por que não me restrinjo à pintura a às minhas exposições, já que escrevo tosco e sem ordem. É que agora sinto necessidade de palavras - e é novo para mim o que escrevo porque minha verdadeira palavra foi até agora intocada. A palavra é a minha quarta dimensão.

                                                   Trecho do livro Água Viva

3 comentários:

  1. Este é um lindo poema em prosa de Clarice, com uma narrativa que não se prende a nenhum padrão. No início parece uma escrita automática e depois um relato intimista onde ela é ao mesmo tempo narradora e personagem. No começo dá uma certa inquietação mas depois tudo começa a fluir e inicia aquele encantamento tão comum nos livros de Clarice. Clarice eterna.

    ResponderExcluir
  2. Escrevo-te toda inteira e sinto um sabor em ser e o sabor-a-ti é abstrato como o instante

    escrever é pensar o tempo..

    ResponderExcluir
  3. escrever é tentar eterno ser

    nun sei


    eternidade não existe o seu blog é interessante tem falta de poesia hispânica...colonizada ou colonizadore e tirando borges e outros institucionais
    mas compreendo poesia luso-brasileira vasta é...
    assombra as meninges...me gusta

    ResponderExcluir