quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tão abstracta é a ideia do teu ser... - Fernando Pessoa

Tão abstracta é a ideia do teu ser
Que me vem de te olhar, que, ao entreter
Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,
E nada fica ao meu olhar, e dista
Teu corpo do meu ver tão longemente,
E a ideia do teu ser fica tão rente
Ao meu pensar olhar-te; e ao saber-me
Sabendo que tu és, que, só por ter-me
Consciente de ti, nem a mim sinto.
E assim, neste ignorar-me  a ver-te, minto
À ilusão da sensação, e sonho,
Não te vendo, nem vendo, nem sabendo
Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
Do interior crepúsculo tristonho
Em que me sonho o que me sinto sendo.

2 comentários:

  1. Ainda bem que os pesquisadores resgataram mais poemas do enorme continente inédito de Pessoa naquele famoso baú dos papéis que deixou ao morrer. Sorte nossa que poderemos apreciar e redimensionar a importãncia de sua magnífica obra.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Pessoa figura entre os maiores! Adoro ler e reler seus poemas!

    ResponderExcluir