quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Meus oito anos - Casimiro de Abreu

Oh!que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor,que sonhos,que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
- Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado,
O mundo - um sonho dourado
A vida - um hino d'amor!
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia,
E a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
- Pés descalços, braços nus
- Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava as Aves-Marias,
Achava o céu sempre lindo
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais.

2 comentários:

  1. Lindo!

    Vejo que é possível retornar a esses dias. A criança de outrora continua dentro de nós, muitas vezes adormecida.

    E como toda criança, basta a simplicidade das coisas que não tem preço, o sorriso da manhã, ou as brincadeiras dos passarinhos, para que ela lentamente desperte.

    Para que a gente desperte!

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Lindissimo poema...fez-me voltar à infancia...adorei.
    Vou voltar.
    beijo

    Sonhadora

    ResponderExcluir